16/11/2013

Recém-nascido, lactente ou bebê ?

Bebê, como é bem conhecido, significa criança recém-nascida ou lactente, do francês bébé, criança, este do inglês baby, forma diminutiva de babe, criança, originalmente boneca, de baban ou babbon, provavelmente forma onomatopaica do som infantil ba, segundo  registros do etimologista Walter Skeat (2005).

Em português, bebê tem amplo uso nos registros informais. Como recém-nascido e lactente têm faixa etária estabelecida, o que lhes confere mais precisão, são termos preferenciais em relatos formais. Mas, como forma alternativa, bebê tem aparecido em relatos científicos formais.

E um anglicismo útil para evitar repetições daqueles nomes técnicos em um mesmo texto. Ocorre mesmo em nome de doença, como  em síndrome do bebê sacudido. Também em artigos científicos:


Alimentação do bebê prematuro e de muito baixo peso ao nascer: subsídios para a assistência de enfermagem em bercário (Pediatr. mod. 200036(5):282-6).

E de interesse comum dos autores de artigos científicos médicos conhecer muitos sinônimos, o que dá mais riqueza vocabular aos textos e evita dezenas de repetições como aparece comumente com o uso de paciente, devido a, apresentar, após, utilizar, demonstrar. E bem possível e interessante fazer um esforço extra para abrandar um pouco mais a dureza dos textos muito técnicos. O termo neném, de uso familiar, também aparece em relatos científicos, sobretudo em citações dos dizeres maternos em estudos de linguagem no relacionamento mãe e filho lactente.

Simônides Bacelar
Brasília, DF  

PS: se v. achou que bebês não são sujeitos de pesquisa, se enganou. Mas com o consentimento dos pais ou um representante legal e o caso terá de ser permitido com aprovação da Conep, Comissão Nacional de Etica em Pesquisa, do Ministério da Saúde  Isso é absolutamente necessário. Muitas doenças aparecem em bebês e muitos dos remédios são aprovados pela Anvisa para uso testado apenas em adultos. Mas é preciso conhecer as doses para crianças, inclusos os bebês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário