05/11/2013

melhora da dor.

Melhorar significa fazer prosperar, progredir, tornar superior. São ambiguidades usos como
“A dor melhorou”, 
“Paciente refere melhora da dor”,
“Houve melhora da dor no período da tarde”,
 “Esperar a dor melhorar” ,
“Criança melhorou a dor”.

Em relação à própria dor, melhorar é aumentar. Em rigor, é o paciente que melhora (ou piora), em relação aos sintomas ou sinais, não a dor, o sintoma, o sinal, a doença. Para o médico, a dor pode ser melhor para o diagnóstico quando esta aumenta de intensidade, por sua localização tornar-se mais identificada, pela melhor caracterização do tipo de dor.

Fica mais adequado substituir “melhora” por termos mais adequados e claros como diminuição, resolução, abrandamento, amenização, atenuação, alívio, suavização, redução quando se referir à intensidade da dor e a outros sintomas e sinais. Exs.:

“Paciente tem (ou está) melhorado da dor”,
“O paciente melhorou da dor”,
“Ele melhorou da febre”,
Paciente com melhora dos sintomas”. 
“A dor diminuiu de intensidade”, 
“A febre baixou”,
"Paciente melhorou dos sintomas".

Para expressar diminuição ou desaparecimento de eventos, não são ditos habitualmente: “a agonia melhorou”, “as convulsões ficaram melhores”, “a indisposição está melhor”, “os problemas melhoraram”, “as queixas ficaram melhorares”. Há dubiedade nessas construções. A mesma situação ocorre nas frases: “A doença melhorou”, “Houve melhora da hipertensão arterial”, “A caquexia está muito melhor” e outros casos.

A língua portuguesa é riquíssima em recursos. Exceto casos especiais, não é tão difícil procurar e achar modos mais adequados para nos expressarmos.

Simônides Bacelar
Médico, Brasília, DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário