10/11/2013

Necropsia branca. 

Termo usado para indicar, em medicina legal, ausência de achados que poderiam explicar a causa da morte. Exemplo: Durante uma necropsia, excepcionalmente pode ocorrer uma situação em que o indivíduo, vítima de morte súbita, não apresente registro de antecedentes patológicos, nem lesões orgânicas evidentes, além de não apresentar manifestações de agressão violenta. Esse fato registra informalmente o que se chama de "necropsia branca" (Alencar e cols. J. Bras. Patol. Med. Lab., vol.46, n.6 , p. 495, 2010). 

A expressão necropsia branca tem cunho coloquial. Está registrada no Dicionário de Medicina Legal, de Manif Zacharias  e cols., 1991. Em cirurgia, a expressão laparotomia branca passa a laparotomia não terapêutica em relatos técnicos e científicos formais. 

Talvez o nome necropsia não diagnóstica possa estar mais em conformidade com uma expressão técnica científica, já que descobrir causas de morte é a principal razão das necropsias, o mesmo, creio, que fazer diagnoses das condições que motivaram a morte do indivíduo cujo corpo se examina. 

Curiosamente, o nome branco procede do idioma germânico antigo, blanck, (blank em alemão atual)  com o sentido de brilhante, reluzente (Houaiss, 2009), o que explica o termo arma branca, já que facas, punhais, espadas, facões e outros cutelos do tipo são metálicos e brilham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário