29/01/2015

Metodologia ou método científico?

Metodologia científica significa estudo dos diversos métodos científicos existentes (F. Appolinário, Dic. de Metodologia Científica, 2007). Em rigor, não é sinônimo de método científico, que significa conjunto de de procedimentos aceitos e validados por determinada comunidade científica (Appolinário, ob. cit.).

Do grego méthodos, pesquisa, busca; de metá, através de, por meio de; hodós,caminho; lógos, estudo e ia, processo (Dic.Aurélio, 2009; dic. Houaiss, 2009).

Assim, metodologia científica significa literalmente processo de estudo feito por meio de pesquisa científica. Muitas vezes e sobretudo na língua geral, metodologia e método são usados com o mesmo sentido, e isso é um fato da língua que merece ser respeitado. Entanto, em relatos científicos formais, é substancial aplicar os termos de modo preciso para não haver multiplicidade de interpretações, eventos nocivos à seriedade da ciência, conforme apregoam grande número de autores sobre redação científica e metodologia de pesquisa.

"Somos livres para falar ou escrever como quisermos, como soubermos, como pudermos. Mas é também evidente que a adequação contribui efetivamente para maior eficiência comunicativa. O uso formal, designação que sintomaticamente disputa espaço com uso ou registro culto é ainda exigência para certos e importantes momento da vida. Quem não o domina frequentemente se defronta com limitações no acesso ao mercado de trabalho, na progressão social, na vivência escolar, na comunicação com os outros. As raras e honrosas exceções se devem a articulações mentais privilegiadas e excepcionalíssimos desempenhos profissionais, assim mesmo no âmbito da expressão falada. Na manifestação escrita da comunicação cotidiana, impõe-se o regime formal. E de tal maneira, que mesmo as lembradas exceções buscam, rápida e discretamente, o assessoramento de um professor ou professora de português para evitar, no mínimo, o anônimo, irônico e cruel castigo do anedotário" (Domício Proença Filho,doutor, professor livre docente aposentado,  professor emérito e titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense em seu livro Por Dentro das Palavras da Nossa Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, Record, 2003, p. 11-12)

 
Simônides Bacelar
Médico, Brasília, DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário